Quem sou eu

Minha foto
Somos alunos da escola Estevam Ferri. Somos Caio, Fabrício, Iago, Leandro, Lucas, Ricardo e William. Nosso objetivo é buscar semanalmente notícias sobre Esporte e Cultura, e publicá-las para manter nossos leitores informados! *Obs: Nosso tema foi mudado para economia!!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

12ª Semana

Período: Desde 19/10/2010 até 25/10/2010

Riqueza e variedade artística da América reunida em Nova York

Fonte: Site Terra, 24/10/2010, http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4752086-EI3615,00-Riqueza+e+variedade+artistica+da+America+reunida+em+Nova+York.html

Resumo:

   Infinidade de Nações mostra 700 obras de arte nativa encontrada em todo o continente e mantidas há anos pelo museu nacional dos índios americanos dos Estados Unidos. Gratuita e de caráter permanente, a mostra abre ao público com uma série de diferentes povos indígenas, símbolos da soberania das nações nativas.



Afinal, quem na verdade é o selvagem?

   Será que a cultura indígena no Brasil, e em todo o mundo, é tratada com o devido respeito?

   O Brasil é um país de várias etnias misturadas. Entre elas se encontram os verdadeiros donos da terra onde moramos, ou pelo menos eram, até que pedimos “gentilmente” para que eles nos deixassem viver aqui também.

   Assim como toda sociedade, os indígenas possuíam seus próprios costumes, tradições e cultura - na verdade alguns ainda possuem - cultura essa que é riquíssima, com seu próprio estilo de vida. Contudo, todo esse conjunto de características, incluindo a cultura, foram interrompidas e impedidas de evoluírem.

   Os colonizadores, talvez acreditando na maravilhosa “missão civilizadora”, impuseram de forma rude e violenta seus próprios costumes e tradições, forçando, assim, os nativos a reaprenderem a viver. Muitos dos colonizadores acreditavam – ou fingiam – que estavam agindo corretamente. “Seres que andam praticamente nus não possuem consciência, são selvagens que precisam ser domesticados”, é o que pensavam.

   O problema é que tais colonizadores não se colocavam no lugar dos nativos para tentar entender seu modo de vida. Para os indígenas, os estranhos eram as pessoas que vinham de uma coisa estranha chamada navio, trazendo coisas estranhas chamadas armas. De qualquer modo, a cultura nativa foi oprimida, sobrando ultimamente poucas informações se comparado ao que poderia existir caso a história fosse outra.

   Por isso é tão importante que aprendamos a respeitar e valorizar essa cultura, afinal de contas nossa atual sociedade, de uma forma ou de outra, foi baseada inicialmente nos costumes indígenas, o que nos faz pensar se somos ou não tão diferentes.

Charge:

                                            Clique na imagem para ampliar

2 comentários:

  1. As poucas tribos indígenas que ainda restam, nos fazem observar que estamos perdendo uma cultura riquíssima, tudo por conta da arrogância europeia e sua idéia de que a raça deles é superior.

    By: Economia 3°B

    ResponderExcluir
  2. A realidade dos povos indígenas hoje é de extrema desigualdade, nos revelando a desvalorização da cultura e desse povo que habitou nosso país antes que os brancos chegassem. Como pedimos a igualdade e o respeito na mídia se as autoridades e a sociedade ignora o que ocorre com os povos nativos?

    POR: CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    ResponderExcluir