Bienal de Arte de São Paulo abre ao público
Fonte: Site Terra 25/09/2010, http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4696592-EI3615,00-Bienal+de+Artes+de+Sao+Paulo+abre+ao+publico+neste+sabado.html
Resumo:
Aconteceu, neste último sábado, dia 25 de setembro, a abertura da 29ª Bienal de Arte, considerado o principal evento internacional de arte realizado no Brasil. Essa edição contará com 850 obras, de 159 artistas, que devem ser vistas por 1 milhão de pessoas até o encerramento, no dia 12 de dezembro.
Mundo da arte e seus pré-requisitos
Será que as obras de arte, mesmo as mais simples, são de fácil entendimento e apreciação por parte da população do nosso país?
Ultimamente, mesmo que ninguém se disponha a confirmar, a sensação que se passa é a de que o maravilhoso mundo da Arte é utilizado, sendo direcionado, sobretudo à uma pequena porcentagem da população, tanto no que diz respeito ao seu custo quanto à sua acessibilidade.Como resolver isso?
Com certeza o artista, ao produzir seu trabalho, colocando neste a mensagem desejada, exige um mínimo de conhecimento prévio sobre determinado assunto.O que não está errado, tendo em mente que seu objetivo principal é apresentar uma obra que retrate sua opinião sobre algo ou, simplesmente, expor um sentimento, e não explicar ao público o que seu trabalho representa, até porque o interessante é o público se questionar e refletir sobre o assunto.
Em nossa sociedade, muitas vezes recebemos as informações já “mastigadas”, o que contribuiu para que nós, cidadãos comuns, deixemos de lado nossa capacidade de raciocinar, afinal pra que se dar ao trabalho de pensar se eu simplesmente ler o resumo?
Para que as pessoas criem, com o passar da vida, um mínimo de conhecimento cultural, e assim a capacidade de interpretar as diferentes formas de expressão, é preciso que as mesmas recebam, desde muito cedo, incentivos à prática desse estudo. E é nesse ponto que o governo peca.
Caberia às autoridades responsáveis estimular e incentivar os jovens à se dedicar mais ao estudo das artes e da história cultural. Contudo, é intrigante o fato de em seu último ano no ensino médio, os jovens não possuam uma disciplina que trate o ensino desse assunto. Das duas uma ou o governo acredita que todo o ensino que poderia ser passado já é de conhecimento dos estudantes, possibilidade muito remota, ou o governo prefere gastar sua preciosa verba pública em assuntos mais importantes.
Charge:
Charge:



Muito bom comentário!!!! O que aconteceu com a charge????
ResponderExcluireu acho que os alunos,juntamente com o conhecimento acerca da história da arte, deveria ser incentivado a frequentar eventos culturais.Para isso ,é necessário que o governo promova eventos gratuitos ou com baixo custo,principalmente em cidades do interior ,como São josé dos Campos,assim como tivemos esse ano o Festvale.Afinal as duas coisas se ligam: o conhecimento e o interesse.
ResponderExcluirÉ preciso inicialmente que a pessoa tenha interesse pela Arte, antes de mais nada. Hoje temos acesso a festivais, teatro, cinema e diversas manifestações culturais, que em sua maioria é de livre acesso e de baixo custo, mas não são muitos os que se interessam por Arte. Para isso seria preciso que a população fosse incentivada para participar desse eventos, principalmente festivais que exponham livros, pois o conhecimento é uma das principais riquezas que podemos ter.
ResponderExcluirAss: Ciência e Tecnologia 3ºB