Período: Desde 31/08/2010 até 06/09/2010
São Paulo recebe Bienal Internacional de Graffiti
Fonte: Site Terra, 03/09/2010, http://diversao.terra.com.br/arteecultura/noticias/0,,OI4658458- EI3615,00-vc+reporter+Sao+Paulo+recebe+Bienal+Internacional+de+Graffiti.html
Resumo:
No dia 2 de setembro , quinta-feira, ocorreu a abertura da 1ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, no Museu Brasileiro da escultura, em São Paulo. Com entrada franca, o evento reúne telas, fotografias, painéis e instalações de diversos grafiteiros do Brasil e de outros países.
Arte ou não-arte, eis a questão
O que define algo como sendo arte? Ou melhor, quem define?
Muitas vezes vemos quadros caríssimos que, aparentemente, não valem tamanho investimento, ou uma escultura que, embora muito bonita, custa mais barato do que um almoço em um restaurante. Porque será que isso ocorre?
Normalmente, para um objeto ser considerado uma obra de arte e, conseqüentemente, ter grande valor, por trás dele tem um artista conhecido. Com isso em mente, será que é o nome e a fama do artista que define uma obra brilhante de um reles guarda-chuva vermelho com bolinhas brancas?
É uma pena, mas essa questão, de ser obra de arte ou não, depende não só do talento do artista, como também da opinião de outras pessoas, o que faz dessa questão um tema muito relativo, com situações diferentes para obras diferentes. Muitos artistas só recebem seu devido respeito depois de muito tempo, normalmente vários anos após sua morte. É assim desde os tempos mais antigos e sempre será . Isso é justo?
Seja qual for a resposta, talvez seja uma boa idéia comprar a pintura feita no azulejo do próximo vendedor que você encontrar na rua, pois daqui a alguns anos pode valer milhões.


Sinceramente não sei como quadros em sua maioria abstratos,podem valer milhões.Crítica e chaarge estão bem relacionadas.
ResponderExcluirUm artista com uma grande grau de talendo, deve ter merecidamente seu reconhecimento, mas quando se é cobrado valores altíssimos em obras de artes, não está se valorizando o autor, mas sim o dinheiro que se ganha por trás disso, então hoje em sua maioria não se vende obras de arte com altos preços como forma de valorizar o autor, mas sim para se ganhar muito dinheiro.
ResponderExcluirO difere uma grande obra de outra ralé, concerteza é a fama, e isso ocorre por preconceito. Como foi dito talvez quando aquele cara que pinta pisos morrer o reconheçam como artista, porém nos dias de hoje para conquistar reconhecimento ou você nasce rico e paga uma grande escola de arte, ou você morre e pede pra alguém verifica se alcaçou o sucesso !
ResponderExcluirCaroline Marqueti
by: sociedade
Eventos como esse são muito importantes para que não haja discriminação entre a sociedade e os grafiteiros,pois muitas pessoas confundem grafite com pichação
ResponderExcluirisso ocorre porque as pessoas não sabe diferenciar a arte com a pixação e muitos ve o grafite com maldade,como vandalismo.e acredito q os azulejos ao passar do tempo pode valer milhões.
ResponderExcluir