Período: Desde 03/08/2010 até 09/08/2010.
21º Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Fonte: Site Blog da Cultura, 06/08/2010, http://cultura.updateordie.com/
Resumo:
Ocorreu, entre os dias 12 e 22 de Agosto, a 21º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um evento de divulgação e venda de livros, que apresenta uma programação diversificada, extensa e interessante.
Qual o seu nível cultural?
Será que as atuais condições do Brasil proporcionam à população uma boa educação?
Hoje em dia, o território brasileiro está mal distribuído. Temos grandes pólos culturais enquanto vários outros lugares sofrem com a escassez de centros ou fundações culturais que divulguem conhecimentos valiosos.
Seria uma opção o governo investir mais em festivais e eventos cujo propósito é divulgar informações e discussões sobre temas relevantes? O publico teria contato com a cultura em geral ou seria somente um lugar com fins lucrativos?
Além de questões de má distribuição e de planejamento quanto a centros e fundações culturais, os jovens, em grande parte, têm um contato muito maçante com o aprendizado. O sistema de ensino brasileiro se tornou muito antiquado com o passar do tempo. Isso porque existem muitas distrações para o jovem, em vez de estudar muitos preferem mexer no computador ou jogar vídeo games. O que as escolas deveriam faze para resolver essa questão? Será que tornar os métodos de ensino mais dinâmicos pode ajudar em algo? Talvez conciliar o ensino em si com projetos na escola, que consigam prender a atenção do jovem em algo produtivo?
Somente com esses problemas resolvidos o Brasil poderá construir uma educação eficaz, com oportunidades iguais de aprendizagem e contato com meios construtivos.
Charge:


Concordo plenamente com a crítica que vocês relataram. O Brasil precisa evoluir em questões de políticas públicas em pról da educação,pois o conhecimento é a única coisa que ninguém pode nos tirar.
ResponderExcluirO Brasil é um país que se encontra em desenvolvimento, com isso ele possui condições suficientes para investir na cultura para a sociedade, se ele construisse mais Centros Culturais seria de grande valor, não apenas para os jovens, mas também para toda população, mas infelizmente não se pensa assim, pois o que mostra o Brasil um país evoluido e o principal o que rende mais dinheiro, não é ter uma sociedade mais culta, mas sim investir em industrias, vender patrimônios, como as nossas matas, enfim é investir em um modelo de país desenvolvido.
ResponderExcluirDá para imaginar a idéia de que eles não queiram que a educação evolua, já que nessas condições continuaremos ignorantes suficientes para dar-lhes nossos votos ! Aqui em São José há varios
ResponderExcluirespaços culturais, que são desvalorizados pela sociedade, além do fato de que não se recebe verba suficiente para explorar eventos e exposições !
A Bienal no Livro é um grande evento, mais que infelizmente como vocês relataram, poucas pessoas tem acesso, essa má distribuição que não existe só no Brasil, só que é mais grave aqui pelo fato da grande extensão do nosso território, só piora, porque quando as pessoas de baixa renda não tem acesso a educação, acabam ficando leigas em relação a política também, gerando uma geração de "desinformados", elegendo os mesmos, e o Brasil continua não tendo educação e informação valorizada.
ResponderExcluir